Andar com um tanque na reserva é ruim para sua bomba de combustível?
A princípio, é comum ouvir que andar com veículo na reserva aumenta as chances da queima da bomba de combustível!
Será que é Mito ou realidade?
Anúncio
Um dos maiores mitos que existem no mercado automotivo! Constantemente, alegam que combustível na reserva queima a bomba.
Porém, quem conhece o funcionamento do recipiente sabe que tudo isso não passa de um mito.
Tem algum problema andar com carro na reserva?
De antemão, existem outros problemas em andar com o carro na reserva. Entretanto, afirmar que andar com carro com tanque na reserva pode gerar a queima da bomba de combustível não passa de boato.
Existem dois problemas básicos que podem acontecer: Entrada de ar no sistema de combustível ou a famosa pane seca.
Quando o tanque está na reserva?
O painel dos carros tem sempre um indicador da entrada na reserva. Sobretudo, os carros mais antigos são equipados apenas com marcadores mecânicos, ou seja, apenas o indicador de ponteiro.
Ademais, carros mais novos possuem indicador eletrônico. Com isso, no painel, pode-se encontrar a indicação através de barras ou indicação eletrônica simulando ponteiros.
Refrigeração da bomba de combustível
O principal argumento de quem defende que a bomba de combustível queima se andar com combustível na reserva, é que o combustível baixo no tanque pode deixar de refrigerar a bomba, com isso, resultar na queima do componente.
No entanto, a bomba elétrica de combustível é refrigerada, sim, pelo líquido, mas por aquele que passa dentro dela, que ela puxa do tanque e joga para o motor. Sendo assim, a refrigeração da bomba é feita pelo mesmo combustível que ela mesmo “sugou”.
Anúncio
Frequentemente, ouvimos conselhos sobre como conduzir veículo com eficiência, porém, não existem informações sólidas que indiquem a relação entre a queima de bomba de combustível e utilização com tanque na reserva.
Para que serve uma bomba de combustível?
A bomba de combustível tem função essencial no funcionamento de qualquer carro. Primordialmente, vamos explicar o funcionamento de maneira básica deixando os detalhes técnicos de lado.
Sendo assim, a bomba de combustível serve para transferir o combustível do tanque para os bicos injetores. Entretanto, nos carros mais antigos o combustível é levado ao carburador.
A falta de gasolina estraga o motor do meu carro?
Apesar de já ter ouvido que sim, a falta de gasolina não gera, necessariamente, problema ao motor do carro. Sobretudo, vale o conselho já citado acima, evitar a pane seca! Além disso, a pane seca ocasiona, além do transtorno, autuação de infração de trânsito confeccionada pelos órgãos fiscalizadores de trânsito.
Anúncio
O que acontecerá se eu continuar dirigindo quando não houver mais gasolina no tanque de combustível do meu carro?
Em síntese, não atentar para o indicador de combustível pode trazer transtornos ao motorista. Além de uma possível infração de trânsito, ter o carro imobilizado por falta de combustível pode acarretar em outros problemas até efetuar o reabastecimento do veículo.
Enfim, é melhor abastecer antes que o carro entre na reserva. No caso de alcançar a reserva do tanque, procure o posto de abastecimento mais próximo!
Fonte: Autopapo