Prouni 2023 – Quem pode participar

Continua após a publicidade...

Você sabe quais são as regras para participar do Prouni 2023? Neste artigo iremos te contar quem pode participar, as datas, como participar e a documentação necessária.

Anúncio

Continua após a publicidade...


O Prouni (Programa Universidade para Todos) é mais um dos programas do Ministério da Educação para o ingresso de jovens no Ensino Superior. Diferente do Sisu, o Prouni oferece bolsas integrais (100%) e parciais (50%) em universidades da rede privada.

Todo ano são abertas as inscrições para o Prouni. A cada ano, o número de bolsas ofertadas são diferentes e normalmente no primeiro semestre esse número é maior. São mais de 160 mil bolsas ofertadas por ano, para diversos cursos.

Prouni 2023 – Quem pode participar do Prouni 2023?

Diferente do Sisu, em que todo estudante que tenha feito o Enem pode se inscrever, o Prouni possui outros critérios. O programa foi criado para ajudar estudantes de baixa renda a ingressarem em universidades.

Confira abaixo os requisitos para participar do Prouni 2023:

Anúncio



  • Ter participado do Enem 2022;
  • Obter nota mínima de 450 pontos em cada área de conhecimento do Enem;
  • Ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em escola privada como bolsista integral;
  • Ser portador de necessidades especiais (pessoa com deficiência);
  • Ser professor atuante na rede de ensino pública.

Além desses quesitos, para obter uma bolsa integral (100%) é necessário a comprovação de renda familiar em até 1,5 salário mínimo por pessoa. Para bolsas parciais (50%), a renda familiar por pessoa pode ser de até 3 salários mínimo.

Prouni 2023 – Datas

O período de inscrições do Prouni 2023 começa no dia 28 de fevereiro e vai até o dia 03 de março. Fique atento a todos os prazos para não perder sua chance de conseguir uma bolsa de estudos!

Os resultados da primeira chamada serão liberados no dia 07 de março. Alunos que forem selecionados na primeira chamada terão do dia 07 a 16 de março para realizar sua matrícula na faculdade e realizar a comprovação dos requisitos básicos através da documentação.

O Prouni possui uma segunda chamada, diferentemente do Sisu que possui apenas uma. O resultado da segunda chamada saíra no dia 21 de março e o período de matrícula e comprovação será do dia 21 a 30 de março.

O prazo para manifestação de interesse em participar lista de espera do Prouni acontecerá nos dias 05 e 06 de abril.

Anúncio



Prouni 2023 – Como se Inscrever

As inscrições para o Prouni 2023 acontecem pelo próprio site do Prouni, elas são realizadas totalmente online e de forma gratuita. O site é bem prático e intuitivo, possibilitando que o aluno realize sua matrícula de forma rápida e simples. Para realizar sua inscrição, é preciso ter os seus documentos a mão.

O processo de inscrição do Prouni 2023 é bem parecido com o do Sisu, possibilitando que o aluno escolha dois cursos e/ou instituição de ensino. O diferencial entre os dois processos é a tela para o preenchimento dos dados da renda familiar.

Ao realizar o login no site do Prouni, abrirá uma tela para que o aluno realize o preenchimento dos dados financeiros. Nessa parte, o aluno precisa cadastrar todos os integrantes de sua residência (pai, mãe e irmãos) juntamente com sua renda. Preste muita atenção nessa parte, informe todos os dados solicitados de forma correta, para evitar problemas na hora da comprovação. Após informar esses dados, basta confirmar e aparecerá o campo para escolher as opções de curso.

Documentação Prouni

O Prouni exige alguns documentos além dos outros programas, Sisu e Fies. É importe que os alunos que tenham interesse em participar do Prouni 2023 já vão se programando e preparando toda a documentação.

Para o momento das inscrições, será exigido do aluno e de seu grupo familiar a seguinte documentação:

Anúncio



  • RG;
  • Carteira de trabalho;
  • Comprovante de renda.

Caso o aluno seja aprovado, mais documentos serão necessários na hora da matrícula, como:

  • Comprovante de residência (conta de luz, água ou telefone);
  • Certidão de casamento, divórcio ou óbito dos pais;
  • Se for o caso, comprovante de pensão alimentícia;
  • Histórico escolar do aluno, entre outros.

Cada instituição de ensino possui uma lista de documentos para matrícula. Os alunos selecionados têm normalmente um prazo de 3 a 4 dias para entregar toda a documentação na faculdade. Fique atento para não perder esse prazo! Se possível, comece a organizar sua documentação antes do resultado final.

Deixe um comentário

Anúncios


0