Tecnologia criada pode evitar aquaplanagem

Especialistas criam mecanismo para impedir aquaplanagem 

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) dirigir na chuva aumenta as chances de acidente em aproximadamente 40%. Definitivamente, este número elevado é em decorrência do fenômeno conhecido como aquaplanagem.

Anúncio



Como acontece?

Fonte: Pixabay

Ou seja, acontece quando a água diminui o atrito dos pneus com o asfalto e faz com que o carro “escorregue”. Porém, tem boa notícia!  A tecnologia já realiza testes com equipamento criado para acabar com o problema.

A Universidade de Coventry, da Inglaterra, desenvolveu  um dispositivo, que encontra-se em fase de testes,  para impedir a aquaplanagem. A tecnologia foi batizada de Run Dry Traction System (RDTS) e envolveu dois pesquisadores, Ravi Ranjan e Mike Blundel.

O mecanismo funciona disparando um jato de gás comprimido na frente da roda do veículo. Com isso, o sistema gera um trecho seco na estrada e faz os pneus aderirem novamente ao asfalto.



Conforme os primeiros testes do RDTS, o mecanismo alcançou a diminuição de até 60% do tempo de frenagem do veículo em locais com água acumulada.

Ademais, obteve-se avanço nas distâncias de parada chegando a redução de 3 a 5 metros em velocidades perto dos 100 km/h. 

Foi criado para qual tipo de veículo?

Anúncio

Por conseguinte, vale destacar que o sistema pode ser instalado em carros, ônibus, caminhões e motos.

Um dos professores envolvidos no projeto o Mike Blundell, declara o seguinte:

“A perspectiva de produzir algo que pode salvar vidas na estrada é extremamente empolgante e, depois do sucesso inicial com os testes, agora estamos ansiosos para analisar o potencial de fabricação e iniciar mais pesquisas para levar esse conceito ao próximo nível”, diz.

Mas, como o dispositivo ainda vai demorar um pouco para chegar no Brasil. Nunca é demais lembrar de não frear bruscamente durante o fenômeno.

Sobretudo, frear bruscamente irá intensificar a perda da direção tendo em vista o travamento da roda e o carro flutuar em cima da água.

Certamente, a ação de frear é um ato instintivo mas que deve ser controlado nestes momentos. Por isso, é muito importante que você tenha na cabeça que o fenômeno pode acontecer com você e, com isso, prepare mentalmente, como irá reagir.

O que fazer durante a aquaplanagem?

Fonte: Pixabay

Primeiramente, tire o pé do acelerador e siga de maneira calma até que o trecho com a película de água tenha acabado.

Anúncio



Pneus

Enfim, além da habilidade do motorista, calma e preparo mental, deve-se ter atenção com o estado dos pneus. Sobretudo, se o pneu estiver muito desgastado será ainda mais difícil passar por esta película de água sem perder o controle total do carro.

Fonte: AutoEsporte

Vehicle Dynamics

Conteúdo Recomendado



Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.