O Brasil é um país de dimensão continental e com uma população com características bem diversas. O brasileiro, nem sempre, consegue concluir seus estudos de maneira satisfatória.
Anúncio
Os motivos para a paralisação dos estudos são os mais diversos e inimagináveis, entretanto, o Estado brasileiro em sua legislação reconhece a importância de fornecer a conclusão dos estudos a todos os brasileiros, independente da idade, classe social ou local em que mora.
Com isso, destaco a criação do EJA, Educação de Jovens e Adultos, que se trata de uma iniciativa do governo constante na Lei 9.394/96, obrigando os Estados Brasileiros e Municípios a fornecer condições especiais para que estes cidadãos brasileiros concluam os estudos.
Quem fornece as vagas?
No Brasil, você pode encontrar vagas em 4 tipos diferentes de estabelecimentos.
1º Na rede Municipal de educação: As prefeituras abrem vagas, semestralmente, para inscrição no programa.
Anúncio
2º Na rede Estadual: A secretaria de Educação dos Estados Brasileiros e Distrito Federal, semestralmente, ofertam vagas no EJA.
3º Sesi: Em alguns estados, como a Bahia, o SESI disponibiliza a modalidade ao público.
Anúncio
4º Na rede Privada: Algumas instituições particulares são autorizadas pelo MEC (Ministério da Educação) a ofertar o curso na rede particular de ensino.
EJA ENSINO FUNDAMENTAL ( 6º ao 9º ano)
O EJA do ensino é oferecido às pessoas que possuem no mínimo 15 anos de idade e que não concluíram os anos finais do antigo Ensino Fundamental.
Para a conclusão dos estudos é necessário 2 anos.
EJA ENSINO MÉDIO (1º ao 3º ano):
O EJA do antigo ensino médio é destinado ao público que tenha mais de 18 anos de idade e que deseja concluir do 1º ao 3º ano do ensino médio.
Anúncio
É necessário 18 meses para a conclusão da modalidade, ou seja, 1 ano e meio de estudos.
EJA PRESENCIAL X EJA A DISTÂNCIA
Os estudos podem ser realizados a distância ou presencialmente. Porém, isto depende onde você deseja estudar.
Geralmente, o estudo fornecido dentro da rede pública municipal e estadual, exige que o curso seja ofertado na modalidade presencial.
Anúncio
Já na rede privada, existem várias instituições que oferecem o curso na modalidade à distância.
EJA GRATUITO X EJA PAGO
Inicialmente, parece fácil responder sobre este dilema. Escolher o EJA Gratuito ou fazer o EJA Pago?
Tudo isso depende! Depende de alguns fatores bem pessoais e assim, iremos abordar algumas situações que merecem destaque.
Anúncio
Se o EJA é pago e ofertado na modalidade EAD, pode ser mais lucrativo. Veja só uma situação hipotética:
Maria mora a 10 Km do local mais próximo que oferece o EJA gratuitamente. Será que os gastos com deslocamento e lanche podem superar a mensalidade do EAD?
Anúncio
Isto tem que ser avaliado por você.
Cada caso é um caso, entretanto vale a pena que você considere esta possibilidade.
EJA é aceito em universidades Federais?
Uma grande dúvida que surge na cabeça de muitas pessoas que sonham em frequentar uma Universidade Pública é se quem se formou por meio do EJA pode participar de processo seletivo e cursar uma faculdade pública.
Quem fez EJA pode fazer ENEM?
Sim! Desde que o candidato tenha concluído os estudos referentes ao antigo Ensino Médio!
Anúncio
Quem fez EJA pode ter acesso à faculdade pelo FIES?
O FIES é um financiamento estudantil destinado a oferecer crédito para que o Governo financie a mensalidade do aluno nas faculdades particulares.
Anúncio
Quem fez concluiu o Ensino Médio através do EJA pode sim solicitar o financiamento estudantil sem qualquer tipo de restrição.
Fonte: