Leilão de carros recuperados de financeira – Pode (ou não) ser um bom negócio

O brasileiro é apaixonado por carro, isso todo mundo sabe! Mas outra coisa que o brasileiro gosta muito é de fazer bons negócios, ou seja, economizar! 

Anúncio



E para isso, o leilão é o método mais democrático e acessível para obter adquirir bons carros com preços bem abaixo o valor de referência da tabela FIPE.

Descubra o jeito certo comprar bons carros através de leilão de recuperados de financiamento por preços bem baixos.

Nos últimos anos, esta modalidade ganhou bastante espaço no mercado automotivo brasileiro, levando em conta que o mundo todo sofreu com a falta de chips utilizados na fabricação de carros.

Assim, poucas unidades novas foram fabricadas ao longo dos últimos anos, com a escassez de carros novos no mercado, os leilões ganharam espaço para aquisição de carros.

O que é um carro recuperado de financiamento?

O processo todo funciona da seguinte maneira:

O financiamento de carros é uma das formas de pagamento mais utilizadas no momento da aquisição de veículo no Brasil.

1) Depois de optar por esta modalidade, a financeira realiza toda a checagem da documentação e histórico financeiro do comprador.

2) Depois de aprovado o financiamento, o veículo é entregue ao comprador mas, no documento, o carro fica alienado à financeira, ou seja, o comprador tem a posse do carro mas enquanto todas as prestações não sejam quitadas, o veículo está alienado à financeira.

3) Infelizmente, ao longo do tempo é muito comum situações de inadimplência de prestações. E, com isso, a financeira aciona judicialmente o proprietário do veículo para reaver a posse do carro.

4) O juiz responsável expede um mandado de busca e apreensão para que o veículo seja recuperado pela empresa. 

Anúncio



5) O próximo passo é o Oficial de Justiça ir até o endereço do comprador para cumprimento da ordem judicial.

Portanto, todo o processo de recuperação de veículo que não foi devidamente pago é este, obviamente, citamos tudo aqui de maneira resumida.

A finalidade é que você entenda, principalmente a origem do carro que vai à leilão nos leilões de carros recuperados de financiamento.

Existem riscos ao comprar um carro recuperado?

Sim, existem. Mas preste atenção porque  tudo pode ser entendido facilmente e evitar problemas.

A maior vantagem em adquirir  um carro recuperado de financiamento é que, como dissemos acima, eles tendem a custar menos do que você pagaria por um modelo de marca e ano semelhantes quando negociado em mercados tradicionais.

Ou seja, você pode comprar o carro dos seus sonhos por um preço bem abaixo do que o constante na tabela FIPE e anunciado nos grande classificados de veículo pelo Brasil.

Risco 1: Na verdade, o primeiro risco aqui na verdade é uma dica! Lamentavelmente, no Brasil existem milhares de sites falsos de leilão. E, por isso, colocamos este primeiro risco, comprar um veículo que não existe em leilões falsos na internet. Existem dicas para você descobrir se o site é verdadeiro ou golpe. Algumas das dicas citadas no final deste artigo.

Anúncio



Risco 2: Pendências  no carro. Multas, impedimento judicial e taxas de leilão são exemplos de problemas que o carro pode ter e você ser surpreendido! Imagina que você compre um carro com 30% de desconto da tabela FIPE mas os encargos somados com os valores pagos superem ou aproximem ao valor comercializado no comércio tradicional.

Risco 3: “Surpresinhas”. Normalmente, estes carros ficam por longos períodos nos pátios dos leiloeiros e, com isso, muita coisa pode acontecer. Furto de partes do carro, ação de sol e chuva e danos. Por isso, você deve realizar a visitação no dia autorizado pelo leiloeiro e realizar uma inspeção visual ou acompanhada de um profissional de sua confiança.

É possível fazer o seguro de um carro que foi recuperado?

Esta é uma dúvida muito comum das pessoas e que eu já vou responder logo de cara. Veículo de leilão faz seguro?  A resposta é sim!

Porém, existem algumas particularidades que a gente tem que aprender antes de fazer um seguro no carro de leilão.

A primeira diferença que a gente tem que saber é que existe uma diferença entre carro de leilão e carro sinistrado. Assim, nem todo carro que vai a leilão tem sinistro.

Por exemplo,  existem leilões de carros de bancos e financeiras,  veículos de frota e até veículos zero km e, também,  leilões judiciais. Em todos estes casos, os veículos, geralmente, estão em perfeitas condições.

Infelizmente, a maior parte das pessoas generaliza o leilão de veículos acreditando que todos os carros comercializados estão na condição de sinistrados.

Portanto, carros recuperados de financeiras são cobertos pelas seguradoras sim!

Veículos sinistrados leiloados através de financeira são cobertos por seguradoras?

Aqui vale outra importante observação. Todo veículo que sofre algum sinistro, tem seus danos avaliados para classificação do impacto sofrido. Sendo assim,  os danos podem ser classificados como pequena monta, média monta ou grande monta (sucata).

Dentre as classificações acima citadas,  os veículos arrematados que foram classificados com danos de pequena monta, geralmente são aceitos sem problemas pelas seguradoras.

Depreciação do valor da indenização

As seguradoras, geralmente, não cobrem o valor integral da FIPE . Porém, é importante ressaltar que como o carro costuma ser comprado por um valor bem abaixo da tabela FIPE há que se considerar que o valor coberto pelas seguradoras costuma compensar o valor investido no veículo.

Perfil do condutor e endereço

A aceitação do veículo e o valor cobrado pela seguradora, estão  ligados ao perfil do condutor e endereço do condutor principal.Assim, a recusa ou valor alto é influenciado mais por estes fatores do que por ter sido adquirido através de leilão.

Como é a vistoria de um seguro para carros recuperados?

Os veículos oriundos de acidentes que ocasionaram danos de média monta e enchentes são os que mais despertam a atenção das seguradoras para realmente avaliar a situação em que se encontram.

Contudo, os veículos apenas recuperados pela inadimplência às financeiras, não costumam gerar maiores complicações junto às seguradoras.

Assim, o corretor de seguros deve exigir uma vistoria básica do veículo.

Neste ponto, serão avaliados os principais pontos do carro como por exemplo, o estado da carroceria, numeração do chassi, motor, e  etc.

Portanto, é tabu cobrar mais com o argumento de que o veículo  foi adquirido através de leilão.

Por que o leilão de carros recuperados pode ser vantajoso?

Como dissemos anteriormente, um veículo adquirido junto a financeiras pode ser uma grande oportunidade de comprar um carro em ótimas condições com valor bem abaixo dos praticados no mercado. 

Ademais, em muitos leilões, alguns carros estão praticamente em estado de novo e podendo ser adquirido com um desconto bem alto.

No Brasil, todos os dias, leiloeiros realizam este tipo de leilão. A única atenção especial que deve ser observada é participar de leilões organizados por leiloeiros oficiais.

Infelizmente, existem inúmeros sites falsos na internet que simulam leilões.

Ou seja, todos os dias, um número alto de veículo recuperados de financiamento são levados à leilão no Brasil.

Anúncio



Como é um leilão de carros recuperados de financiamento?

O funcionamento de leilões de de carros recuperados de financiamento é realizado da mesma forma que outros leilões, o veículo é vendido para quem der o maior lance antes da batida do martelo pelo leiloeiro.

O carro recuperado de financiamento é muito procurado para quem quer economizar na compra de um carro para uso próprio, por pessoas que buscam investimento realizando a compra e a venda no mercado normal e, também, por frotistas como pessoas que alugam carros para motoristas de aplicativo. 

Esta modalidade é a preferida por muitos, já que na maioria das aquisições o veículo já é entregue em plenas condições de uso. 

Anúncio



Lembre-se, sempre de verificar bem as condições do veículo, as taxas e encargos embutidos no arremate. Leia a descrição contida no lote. Se o veículo tiver alguma observação ou indício de alagamento é bom verificar com um profissional sobre a aquisição.

Além disso, avalie o valor máximo a ser pago por você no arremate, assim você evita se deixar levar pela adrenalina do momento da arrematação e “briga” de lances.

As informações sobre o leilão  constam no edital, este é um dos principais documentos para verificar se o leilão é legal ou mais um golpe pela internet. 

O edital  deve ser lido com atenção especial para o site do leiloeiro, nome do comitente e a descrição dos lotes.

Enfim, comprar um carro em leilão de recuperados de financiamento pode ser um grande negócio ou um grande pesadelo. Porém, tudo depende de uma boa análise sobre o bem arrematado e estudo do valor a ser pago considerando as taxas, transportes e documentação da transação.

Qual site de leilão de carros confiável?

Quer evitar golpes e saber quais são os leiloeiros confiáveis no Brasil?

Toda transação de leilão no Brasil deve ser realizada por leiloeiro oficial. Muitas pessoas acreditam que o leiloeiro oficial realiza apenas leilões judiciais.

Porém, toda atividade de leilão deve ser realizada por um leiloeiro cadastrado e devidamente habilitado.

Com isso, para descobrir os sites confiáveis que realizam leilão você deve ir até o site da Junta Comercial de seu estado e procurar pela lista de leiloeiros oficiais de seu estado.

Anúncio



Por último, você deve tomar cuidado com sites que tem apenas .com no nome do domínio. Os sites oficiais de leilões são hospedados no Brasil e tem no domínio .com.br.

Fonte: Vip Leilões

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.