Neste guia você encontra todas as informações sobre o Sisu 2023 e o passo a passo de como realizar seu cadastro.
Anúncio
SISU é o Sistema de Seleção Unificada, um programa criado em 2010 pelo Governo Federal para selecionar estudantes para as vagas de ensino superior em universidades federais e estaduais de todo Brasil. Essa seleção é realizada no primeiro e segundo semestre do ano.
Para se cadastrar no Sisu 2023, os candidatos precisam cumprir 3 requisitos básicos, que são: ter realizado a prova do Enem do ano anterior (2022); não ter zerado a nota da redação e não ter realizado o Enem como treineiro (apenas como teste).
Vale lembrar que, para se inscrever no Sisu 2023 não é necessário pagar taxa de inscrição, todo o processo é gratuito. O candidato precisa apenas ficar atento as datas de inscrição, ter acesso à internet e estar com os seus documentos em mãos.
Sisu 2023 – Calendário de Inscrições
Depois de saber que você pode se cadastrar no Sisu, é importante você ficar ligado nas datas. As inscrições para o Sisu 2023 começam na próxima quinta-feira, dia 16 de fevereiro e vão até o dia 24 de fevereiro.
Anúncio
Para se inscrever, os candidatos precisam acessar a página do Sisu, que fica no Portal Acesso Único. O portal pertence ao Ministério da Educação, ele é seguro, prático e muito didático, permitindo que todo processo seja realizado de forma simples e rápida.
Depois de acessar o Portal Acesso Único, os candidatos precisam ter em mãos o CPF e a senha cadastrada no momento da inscrição do Enem. Não se preocupe caso você esqueça sua senha, dentro do portal é possível solicitar a troca.
Vale lembrar também que o prazo das inscrições não será prorrogado, ele encerrará às 23h59 do dia 24 de fevereiro. Fique ligado e não perca sua oportunidade!
Sisu 2023 – Passo a Passo da Inscrição
1°) Os candidatos precisam acessar a página do Sisu, como falado acima. O sistema será aberto no dia 16 de fevereiro e ficará disponível até as 23h59 do dia 24 de fevereiro;
2°) Após acessar o portal do Sisu, uma página abrirá para que o candidato confirme seus dados pessoais. Fique atento e verifique se todas as informações estão corretas, pois através delas que você receberá todas as notificações sobre o processo;
3°) Pesquise o curso que você deseja por cidade e instituição. O sistema irá te mostrar o número de vagas ofertadas para o curso selecionado, tanto em ampla concorrência e cotas;
4°) Selecione a modalidade em que você deseja concorrer a vaga. Caso escolha a modalidade de cotas, confira todos os pré-requisitos para aquela vaga. Não selecione a modalidade errada, isso pode fazer com que você perca a vaga;
Anúncio
5°) Leia atentamente a lista de documentos para matrícula. Cada instituição e modalidade exigem documentos diferentes e caso você seja selecionado, terá que entregar toda a documentação solicitada. Uma dica valiosa para você não esquecer nenhum documento: tire uma foto/print da tela e comece a providenciar toda a documentação;
6°) Repita esse passo a passo para sua segunda opção de curso. É possível escolher o mesmo curso em ambas as opções, mas as instituições precisam ser diferentes. Lembrando que você pode realizar quantas alterações desejar durante o prazo de inscrição.
Sisu 2023 – Notas de Corte
A partir da madrugada do dia 17, as notas de corte e a classificação parcial de cada candidato já estarão disponíveis no sistema. O sistema realiza todas as atualizações automaticamente na madrugada de cada dia, tanto das notas de corte quanto as classificações.
Com a nota de corte, o candidato consegue analisar se está mais perto ou distante de conseguir aquela vaga. As notas são atualizadas todos os dias e o candidato pode decidir se continua a concorrer a vaga ou se trocará de curso e/ou instituição. É importante que você verifique todos os dias em qual posição você está.
As notas de corte são calculadas automaticamente pelo sistema.
Sisu 2023 – Resultados
O resultado da primeira chamada do Sisu 2023 sairá no dia 28 de fevereiro. Os candidatos selecionados receberão um aviso por e-mail. No dia, os candidatos também poderão conferir os resultados no próprio portal do Sisu.
Para os candidatos aprovados, o prazo da matrícula será do dia 2 a 8 de março.
Anúncio
Os candidatos que não forem selecionados nessa primeira chamada, poderão entrar na lista de espera. O prazo para manifestar seu interesse em participar da espera acontecerá do dia 28 de fevereiro a 8 de março.
Não deixe de participar da lista de espera, pois infelizmente muitos candidatos não conseguem realizar suas matrículas ou desistem daquela opção, liberando assim algumas vaga.
Fique atento aos prazos e boa sorte!