Como manter a pintura do seu carro saudável e brilhante

Conservar a pintura de um carro é um dos itens mais básicos na manutenção de um veículo.

A pintura do carro é a primeira impressão na hora da revenda e do cuidado que o dono tem com seu bem.

Alguns proprietários amam ficar lavando seus carros, outros já só lavam em raras oportunidades. Mas independe de qual tipo você seja, é importante conhecer alguns cuidados básico para conservar a pintura de seu veículo impecável.

Tudo isso vai economizar com funilaria e lanternagem, além de valorizar o veículo na hora da revenda.

1- Lave o carro periodicamente

Uma boa periodicidade para limpeza do veículo é de 15 dias, exceto para os casos que o carro fique exposto a muitos contaminantes que deve ser abreviado para um vez na semana.

Importante destacar que na lavagem deve ser utilizado materiais corretos

  • Sabão Neutro para evitar manchas
  • Pano de microfibra para evitar arranhões

Além disso, sempre inicie a lavagem do teto para as partes mais baixas, caso contrário, você poderá levar sujeiras das regiões mais “sujas” como próximo aos pneus, para outras partes da lataria causando arranhões na pintura.

Evite lavar o carro exposto ao sol.

Não há a necessidade de comprar shampoos especiais para a lavagem.

2 – Cuidado onde você estaciona

Apesar da dificuldade de estacionamento nas grandes cidades, é importante evitar que o veículo fique estacionado embaixo de árvores.

Frutas, folhas e seiva que caem da árvore podem danificar permanentemente a pintura do veículo.

De maneira idêntica, os animais que estiverem na árvore podem atingir seu veículo com dejetos, que, do mesmo modo, pode danificar seu veículo.

3 – Proteja o veículo do sol e calor

Um dos maiores vilões da pintura de seu veículo é o excesso de calor.

A exposição da pintura a temperaturas elevadas ou a longos períodos, pode causar micro ranhuras nas camadas de tinta da lataria chegando a descascar a pintura ou até deixá-la fosca.

Deixar o carro próximo a fontes de calor, poderá ocasionar danos graves à pintura do seu veículo.

Em alguns casos, o veículo pode apresentar bolhas e descascar devido a exposição ao calor.

4 – Cuidado ao abastecer

Outro dano muito comum e que causa resultados muito graves é a gasolina. 

Um descuido ao abastecer, pode ocasionar o derramamento de combustível na lataria gerando uma corrosão da pintura.

Fique atento com isso. Se você deixa a gasolina escorrer na tintura e, logo após, transita com o carro sob o sol, pode resultar em desgaste precoce da região afetada.

5 – Encere o carro

A cera tem dois papéis muito importantes! Criar uma micro película protetora em cima da pintura e a de dar brilho aumentando a vida útil do verniz da tinta.

É fácil encontrar, no mercado, ceras automotivas que podem ser aplicadas por qualquer pessoa. Vale destacar, que estas ceras evoluíram muito ao longo dos anos. Atualmente, as ceras geram maior proteção e não mancham as partes plásticas e emborrachadas do seu veículo.

6 – Descontaminação da pintura

É uma técnica que vem se popularizando no Brasil. Trata-se de aplicação de produtos na pintura para remoção de sujeiras de difícil retirada. 

Por exemplo, veículos que transitam em região com minério de ferro acabam “manchando” parachoques e paralamas, mesmo após lavagem.

Produtos como piche, fuligem e marcas de tinta também são removidos com a utilização dessa técnica.

É importante destacar que, em algumas situações, você deverá consultar um profissional da área para atender especificamente a necessidade do veículo.

7 – Cuidado nas estradas

Um fato que prejudica muito a pintura de veículo são pedras em estradas. Em algumas regiões, algumas micro pedras acabam caindo da carroceria de caminhões e, com a velocidade, acaba acertando a pintura causando micro pontos na pintura. Assim, uma dica importante, é tentar circular nestas regiões em horários com fluxo menor de trânsito desses veículos.

Conclusão:

Cuidar da pintura de seu veículo não é uma tarefa complexa, mas necessita de cuidados básicos. O estado de conservação da pintura de um veículo é a primeira impressão de quem olha o carro. Isto, valoriza no momento da revenda e também na satisfação de ter um vem em bom estado de conservação.

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.