Pretinho para pneu: mistura pode diminuir vida útil

A utilização do “pretinho” é bem popular no Brasil. Acima de tudo, é quase uma obrigação lavar o carro e utilizar a mistura nos pneus.

O objetivo principal do pretinho para pneu é melhorar a aparência do pneu, por conseguinte, resultando em um aspecto de novo e limpo.

Devido à sua popularidade, é muito comum encontrar diversos tipos de misturas diferentes. Além disso, cada uma tem uma promessa de melhoria de brilho e maior duração nos pneus.

Com isso, surgem perigosas misturas que podem até gerar a diminuição da vida útil do seu pneu. Algumas composições levam produtos muito abrasivos para a borracha do pneu e, assim, o pretinho do pneu pode até ter efeito estético inicial, mas pode gerar prejuízos futuros.

Pretinho Caseiro

Já vamos direto para o que interessa, as misturas caseiras. Elas funcionam? Sim! Funcionam. Entretanto, tudo depende de algumas coisas que vamos comentar a seguir.

Além disso, é importante analisar cada composto da mistura. Algumas composições divulgadas na internet trazem mais malefícios do que benefícios.

As receitas mais comuns são a base de groselha e glicerina.

Qual o melhor? Pretinho mais brilhante ou fosco?

Inicialmente, a escolha do pretinho para pneu é unicamente pessoal. Algumas pessoas gostam do brilho, já outras gostam do aspecto de novo, mas sem muito brilho.

A definição de qual tipo de pretinho para pneu usar, parte do gosto do proprietário do carro.

Pretinho à base de groselha funciona?

O pretinho para pneu à base de groselha é um dos que mais entrega brilho. Da mesma forma, cabe ressaltar que o doce do xarope irá atrair abelhas e formigas.

Bem como, se você tem um cachorro, por vezes, poderá se deparar com seu animal mordendo o pneu do carro.

Qualquer fórmula que contenha muito açúcar vai gerar estas situações além de atrair mais sujeira.

Pretinho à base de Glicerina

As misturas com glicerina são, frequentemente, utilizadas no Brasil. Contudo, o resultado nem sempre agrada a todos.

O pretinho para pneu com glicerina costuma entregar menos brilho do que os recheados com açúcar. Entretanto, conserva melhor o pneu e não agride a borracha.

Pretinho resseca o pneu?

Ao passo que, destacamos a importância de estuda a composição do pretinho.

Independente, se você comprar um pretinho profissional ou utilizar um caseiro, é importante que a composição não tenha produtos abrasivos.

Ademais, boa parte das soluções caseiras são compostas exatamente por estes compostos.

Em suma, deve-se fugir de misturas corrosivas.

Pretinho Profissional

Esta é a melhor escolha! A utilização de um pretinho para pneu profissional é a forma mais segura de cuidar do seus pneus.

Desse modo, você cria uma proteção em seu veículo e ainda ganha um resultado estético.

Então, atualmente, o mercado automotivo tem bons produtos com esta finalidade.

Nesse sentido, tanto o proprietário que gosta de brilho ou de aspecto fosco, são plenamente atendidos pelas opções da indústria.

Como passar o pretinho?

Acima de tudo, o primeiro passo é limpar o pneu. Outro passo importante é esperar secar! Além disso, é preciso escolher uma boa esponja para a aplicação.

O uso de pincel não é muito recomendado. Afinal, costuma desperdiçar muito do produto.

Pneu “acostumado” com pretinho

No momento de passar o pretinho, é possível perceber se um pneu está acostumado com pretinho ou não.

A utilização frequente de pretinho em um pneu irá gerar, naturalmente, uma camada protetora. Mesmo que, tenha contato com água, o pneu conserva parte do produto.

Assim, as próximas vezes que a pretinho for utilizado nestes pneus, será mais fácil a utilização.

Conclusão:

Cuidado com as receitas caseiras divulgadas pela internet e amigos. Certamente, é preciso entender a composição do que passar no pneu do seu carro.

Por certo, a utilização de um pretinho para pneu profissional é a melhor escolha a ser feita.

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.